Bem vindos.

Sejam bem-vindos ao nosso espaço virtual de aprendizagem.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cultura




Cultura (do latim colere que significa cultivar o solo, cuidar) é um conceito desenvolvido inicialmente pelo antropólogo Edward Burnett Tylor para designar o todo complexo metabiológico criado pelo homem. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Explica e dá sentido à cosmologia social; É a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
É o modo de se expressar de cada um sem desrespeitar o próximo.
Diversos sentidos da palavra variam consoante a aplicação em determinado ramo do conhecimento humano. Desse modo as ciências humanas diz que cultura é:
§  Ciências sociais -  é o aspecto da vida social que se relaciona com a produção do saber, arte, folcloremitologia, costumes, etc., bem como à sua perpetuação pela transmissão de uma geração à outra.
§  Sociologia - o conceito de cultura tem um sentido diferente do senso comum. Sintetizando simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Na sociologia não existem culturas superiores, nem culturas inferiores, pois a cultura é relativa, designando-se em sociologia por relativismo cultural, isto é, a cultura do Brasil não é igual à cultura portuguesa, por exemplo: diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes… isto é, têm padrões culturais distintos.
§  Antropologia - esta ciência entende a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria "o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade". Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.
Fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc.). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. O homem não precisou, por exemplo, desenvolver longa pelagem e grossas camadas de gordura sob a pele para viver em ambientes mais frios – ele simplesmente adaptou-se com o uso de roupas, do fogo e de habitações.
Além disso a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações.
Um exemplo de vantagem obtida através da cultura é o desenvolvimento do cultivo do solo, a agricultura. Com ela o homem pôde ter maior controle sobre o fornecimento de alimentos, minimizando os efeitos de escassez de caça ou coleta. Também pôde abandonar o nomadismo; daí a fixação em aldeamentos, cidades e estados.
A agricultura também permitiu o crescimento populacional de maneira acentuada, que gerou novo problema: produzir alimento para uma população maior. Desenvolvimentos técnicos – facilitados pelo maior número de mentes pensantes – permitem que essa dificuldade seja superada, mas por sua vez induzem a um novo aumento da população; o aumento populacional é assim causa e conseqüência do avanço cultural.
A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades.
Texto tirado e adaptado do seguinte sitio, http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura, consultado em 06 de junho de 2012. 

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O QUE É SOCIOLOGIA?

A sociologia recebe diversas definições por diferentes sociólogos. Summer a define como "a ciência da sociedade"; F.H. Giddings a conceitua como "ciência dos fenômenos sociais". A Sociologia também foi definida como "a ciência das instituições" por Durhkeim, e como "a ciência da organização e mudança social" por Kovalesky . Ao lado destas definições aparecem outras: "ciência dos processos sociais (Small) e, ainda, "ciência do comportamento coletivo" (Robert Park). Anthony Giddens define Sociologia como "o estudo das sociedades humanas.

Essas são alguma definições dadas por diferentes sociólogos sobre o que é Sociologia, desse modo podemos perceber que não existe uma única conceituação, mas diversas.

Referência bibliográfica: Sociologia ciência&vida.